Pra que serve o feedback?

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Há anos vemos o RH persistindo para que o feedback seja realizado pelos líderes das empresas de forma estruturada e formal, estimulando a realização do PDI pelos liderados na expectativa que esta seja a principal ferramenta de desenvolvimento dos seus times.

Observamos que muitos líderes não enxergam valor nesse modelo “feedback/PDI” e acabam negligenciando duas ferramentas muito poderosas na gestão de pessoas. A solução que o RH na maioria das vezes propõe é um treinamento sobre feedback. E ficamos nos perguntando se um treinamento é a melhor saída para esse “problema”.

Acreditamos que as empresas que conseguem ter sucesso na implementação do ciclo de gestão incluindo as fases do feedback e PDI, são aquelas que conseguem implantar uma cultura de feedback, em que os líderes enxergam valor nessa conversa e reconhecem a importância de seu papel como co-responsáveis pelo desenvolvimento dos seus liderados.

feedback

Para isso, o investimento precisa ser maior do que o desenvolvimento de um treinamento. Precisa-se investir em um trabalho de médio prazo envolvendo todas as camadas da liderança, apoiado por um plano de comunicação para todos os colaboradores e não só para os líderes. É importante definir algumas diretrizes para o feedback, considerando aspectos da cultura da empresa, perfil do público, cultura de desenvolvimento de sucessores entre outras coisas.

Treinamento deve fazer parte da estratégia de implementação desta cultura de feedback, mas acreditamos que a solução precise envolver outras ações para ter o sucesso desejado.

Gostaria de conhecer alguns casos de sucesso? Entre em contato com o time de Gerentes de Negócios da MM.

Por Monica Carvalho

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